Início » Câmara pretende retirar competência do TSE para editar legislação eleitoral

Câmara pretende retirar competência do TSE para editar legislação eleitoral

O TSE é responsável pelas normativas que regula a legislação eleitoral e partidária

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 13/24, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe revogar a atribuição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de expedir instruções. Além disso, o texto pretende eliminar a resolução do tribunal que versa sobre a propaganda eleitoral em 2024 nas plataformas digitais. O TSE é responsável pelas normativas que regula a legislação eleitoral e partidária. Elas são conhecidas como resoluções do tribunal, cujo poder regulamentar é previsto no Código Eleitoral.

TSE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), autor da proposta, o TSE tem extrapolado seu poder ao cometer – excessos que usurpam as competências do Congresso Nacional -. Ele destaca a Resolução 23.732/24 como exemplo, a qual estabeleceu obrigações e penalidades para redes sociais como WhatsApp e Instagram, não previstas originalmente em lei.

A medida também impõe responsabilidades aos aplicativos para impedir a circulação de conteúdos ilícitos. Além disso, proíbe o uso de conteúdos considerados falsos por agências de verificação de fatos credenciadas pelo próprio TSE.

O PLP 13/24 passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para o Plenário da Câmara dos Deputados. O texto evidencia um debate em curso sobre a extensão do poder regulamentar do TSE e sua conformidade com a separação dos poderes. Ainda, reflete sobre as preocupações do equilíbrio entre instituições no contexto eleitoral brasileiro.

Câmara dos DeputadosEleiçõespolíticaTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais