Início » Brasil recebe 5,3 mil km de linhas de transmissão em 2023
DestaquePolítica
A+A-
Reset

Brasil recebe 5,3 mil km de linhas de transmissão em 2023

O ano de 2023 foi marcado pela inauguração de 5.481 km de linhas de transmissão, que agora compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN). Foram adicionados 15.695 megavolt-ampère (MVA) de capacidade de transformação ao sistema. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a expansão aumenta a segurança, bem como a confiabilidade do SIN.

Entre os destaques, estão os trechos que interligaram os sistemas – até então isolados – Juruti, no Pará, e Parintins, no Amazonas. Nesse sentido, essas entregas implicaram na redução do consumo de óleo diesel, conforme explica a pasta. Portanto, uma diminuição na Conta de Consumo de Combustíveis. O encargo é utilizado para arcar com os custos de empreendimentos que abasteçam as localidades fora do SIN.

Leia mais! Brasil: geração de energia chega a 8,4 GW em 2023

A linha de transmissão, que ligará Manaus a Boa Vista, iniciou sua construção neste ano. A primeira torre de transmissão foi instalada nas proximidades da Terra Indígena Waimiri Atroari. A nova linha, que possui mais de 700km de extensão, sai da Subestação Lechuga, no Amazonas. De acordo com o MME, o empreendimento é importante pois vai interligar o estado de Roraima no SIN. A entrega está prevista para 2026.

Leilões de linhas de transmissão

Em 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu dois leilões de transmissão de energia. No certame 1/2023, foram captados R$ 15,7 bilhões em investimentos, para a construção de 6.184 km de linhas de transmissão. Está previsto para março o Leilão de Transmissão 1/2024.

linhas de transmissão

Foto: Divulgação/Aneel

A pasta informa que a expectativa é sejam gerados 60 mil empregos diretos e indiretos. As obras devem passar pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Leia mais! Comissão do Senado aprova projeto que suspende resoluções da Aneel

Já o Leilão de Transmissão 2/2023 contempla uma extensão de 4.471 km de linhas de transmissão, ou seja, com um investimento de R$ 21,7 bilhões. Nesse sentido, trata-se do maior valor em obras de infraestrutura já licitadas no Brasil.

Leia mais! No Senado, diretor da Aneel diz que conta de energia subirá

As instalações passam pelos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Nesse sentido, serão criados 60 mil postos de trabalho. Os empreendimentos serão responsáveis por levar a energia produzida por fontes renováveis no Nordeste ao eixo Sul-Sudeste, de acordo com a pasta.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00