Início » Brasil: geração de energia chega a 8,4 GW em 2023

Brasil: geração de energia chega a 8,4 GW em 2023

A+A-
Reset

O Brasil expandiu em 8,4 gigawatts (GW) a capacidade instalada de energia elétrica em 2023, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. – O adicional é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências – destaca a pasta.

As usinas eólicas e solares representaram 90,4% do crescimento, reforçando o país como protagonista na transição energética.

No ranking de estados com maior participação na expansão, destacam-se o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia. O crescimento deste ano vem, principalmente, de fontes eólica e solar. As usinas fotovoltaicas e eólicas somaram juntas 7,6 GW de expansão.

Tores de geradores de energia eólica no Rio Grande do Norte. Natal(RN)08-11-2012

Usinas fotovoltaicas e eólicas somaram juntas 7,6 GW de expansão – Foto: Miguel Ângelo/CNI

Em capacidade instalada total, o País alcançou 196,6 GW, sendo que as fontes renováveis, incluem hidráulicas, eólicas, fotovoltaicas e de biomassa – representam 83,6% desse total.

Leia mais! COP 28: Brasil adere comunidade global de eólicas offshore

Houve ainda, em 2023, um crescimento da micro e minigeração distribuída (MMGD), que chegou a 24,4 GW de capacidade instalada. Esse tipo de geração, de pequeno porte e predominantemente solar, já representa cerca de 11% da geração de energia elétrica no país.

Geração de energia elétrica nos estados

Leia mais! PL sobre usinas eólicas em alto-mar deve tramitar rápido, afirma relator

O Rio Grande do Norte foi o líder entre os estados e expandiu sua capacidade instalada em 2,035 GW. Em segundo lugar está Minas Gerais, que aumentou a potência de geração em 2,025 GW. A Bahia que registrou um acréscimo de 1,922 GW.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais