Início » STF determina que Bolsonaro entregue passaporte à Justiça

STF determina que Bolsonaro entregue passaporte à Justiça

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, informou que o ex-presidente entregará o passaporte às autoridades competentes

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Nesta quinta-feira (8), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo da Operação Tempus Veritatis deflagrada pela Polícia Federal (PF). O objetivo é investigar a existência de suposta organização criminosa, que teria atuado em uma tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que polícia apreenda o passaporte de Bolsonaro no âmbito da operação. O prazo para entrega de passaportes é de 24 horas.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, por meio do X, informou que – em cumprimento às decisões de hoje -, o ex-presidente entregará o passaporte às autoridades competentes.

Leia mais! VITÓRIA DE TRUMP NOS EUA PODE REVERTER INEGIBILIDADE DE BOLSONARO, AVALIA GUSTAVO SEGRÉ

– Já determinou que seu auxiliar direto, que foi alvo da mesma decisão, que se encontrava em Mambucaba, retorne para sua casa em Brasília, atendendo à ordem de não manter contato com os demais investigados – escreveu Wajngarten.

Bolsonaro

Foto: reprodução/X de Fabio Wajngarten

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o ex-ministro-chefe do GSI general Augusto Heleno, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, e o ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022 general Walter Braga Netto (PL) também são alvos da operação.  Além disso, ocorreram ordens de prisão de dois ex-assessores de Bolsonaro. Um é o ex-ajudante de ordens Marcelo Câmara, e o outro é o  ex-assessor internacional do governo Filipe Martins.

Delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

A operação foi deflagrada após a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), bem como já recebeu a homologação pelo STF.

Leia mais! A RELAÇÃO ENTRE VALDEMAR E BOLSONARO – ANÁLISE

A PF está cumprindo 33 mandados de busca e apreensão ocorrem em nove estados do país, bem como quatro mandados de prisão preventiva. Ao todo, são 48 medidas cautelares ordenadas por Moraes. Além disso, incluem a proibição de os investigados manterem contato ou se ausentarem do país.

Bolsonaro

Foto: divulgação/PF

Os estados são: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados.

Leia mais! RECEITA ANULA ISENÇÃO FISCAL QUE BOLSONARO DEU A LÍDERES RELIGIOSOS

De acordo com a PF, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

Atos em São Paulo

Bolsonaro reuniu apoiadores, nessa quarta-feira (7), no litoral de São Paulo, em São Sebastião, onde protestou contra o inquérito aberto pela PF para apurar suposta – importunação – do ex-presidente a uma baleia-jubarte no ano passado. De acordo com Bolsonaro, Lula aparelha e interfere nas instituições -.

Bolsonaro

Foto: reprodução/Redes Sociais

O ato de Bolsonaro, em São Sebastião, indica um novo capítulo na defesa da tese de que ele perseguido pelo governo Lula e pelo Judiciário. No mês de janeiro, o ex-presidente e um de seus filhos foi alvo de buscas da PF no âmbito das investigações sobre a – Abin paralela -. Nesse sentido, Bolsonaro disse enfrentar uma – perseguição implacável -. Além disso, ele afirmou que o objetivo da operação era o de – esculachar – sua família.

 

 

 

bolsonaroPolícia FederalpolíticaSTFValdemar Costa NetoWalter Braga Netto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais