Bancadas tentam incluir marco temporal e arcabouço na sessão de vetos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As bancadas partidárias do Congresso Nacional tentam acordo com a base do governo para incluir os vetos ao marco temporal e arcabouço fiscal na pauta da sessão conjunta prevista nesta quinta-feira (9). O governo resiste em votar os dois temas no momento.

Lideranças ouvidas pela Arko afirmam que a bancada ruralista mantém a pressão para a inclusão do marco temporal na cédula de votação. Nesse sentido, não houve acordo com o governo para a votação da pauta e, sem consenso, a decisão deve ser tomada em reunião de liderança prevista para esta tarde. O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirma que não haverá sessão conjunta se o tema não for inserido na pauta.

Lupion – Divulgação: Câmara dos Deputados

 

Leia mais! CMA aprova uso das florestas públicas para áreas de conservação

Já os vetos ao arcabouço fiscal devem ser acatados e pautados na sessão de amanhã. Isso porque os trechos barrados pelo presidente Lula impactam na elaboração do Orçamento. Segundo o deputado Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os vetos inibem a ação orçamentária do Congresso, impedindo o avanço em trechos como a nova categoria de emendas parlamentares, a emenda de partido (RP5).

Os vetos a outros temas como o Carf, o Marco de Garantias, bem como a Lei Geral do Esporte devem permanecer de fora da pauta.

Postagens relacionadas

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Lula reitera isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil

IPCA: preços dos alimentos e medicamentos aumentam em abril

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais