Início » Acelerada movimentação de pré-candidatos em SP

Acelerada movimentação de pré-candidatos em SP

As articulações de pré-candidatos em SP seguem bastante aceleradas

A+A-
Reset
DestaquePolítica

As articulações para a disputa pela Prefeitura de São Paulo (SP) seguem bastante aceleradas. Após o PT encaminhar a chapa que unirá Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy, que agora depende da filiação de Marta ao PT, que ocorrerá no dia 2 de fevereiro, o prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB) realizou movimentos na semana passada.

Interessado em evitar uma vitória de Boulos na capital, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou que apoiará Nunes em outubro. O anúncio de Tarcísio é positivo para Nunes, pois o governador possui uma gestão bem avaliada entre os eleitores da capital. Além disso, o apoio de Tarcísio indica que a máquina do Palácio dos Bandeirantes também trabalhará na eleição a favor de Ricardo Nunes.

Leia mais! ELEIÇÕES MUNICIPAIS: LULA, BOLSONARO, MINISTROS E GOVERNADORES ATUARÃO COMO CABOS ELEITORAIS

Nunes também anunciou o ex-deputado federal Aldo Rebelo (PDT) como substituto de Marta Suplicy na Secretaria Municipal de Relações Internacionais. A escolha de Aldo, um comunista histórico, indica uma tentativa do prefeito em minimizar a perda de Marta. No entanto, Aldo não possui o mesmo capital político da ex-prefeita. Por outro lado, Ricardo Nunes já tem assegurado os apoios do PL, PSD e PP.

pré-candidatos em SP

Marta e Lula – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Além dos apoios de Tarcísio e Aldo, nomes de possíveis vices para Nunes começam a ser especulados. Um deles é o coronel da reserva da Polícia Militar (PM), Ricardo Nascimento de Mello Araújo, que é ligado ao bolsonarismo.

Mello Araújo foi diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), uma empresa pública federal, na gestão do ex-presidente, a partir de outubro de 2020, e foi exonerado em janeiro de 2023. Antes, comandou a Rota, batalhão especial da Polícia Militar de São Paulo, entre 2017 e 2019.

Leia mais! CONFIRA O CALENDÁRIO ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES 2024

Também foram especulados o delegado Osvaldo Nico, que é o número 2 do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL). Apesar das especulações, a definição do vice de Nunes não deve ocorrer agora.

pré-candidatos em SP

Ricardo Nunes – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Quem também se movimentou de olho nas eleições foi a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Após Guilherme Boulos avançar na atração de parte significativa do campo de esquerda, Tabata realizou uma visita a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), que foi a vice de Boulos nas eleições de 2020.  Além disso, Tabata também confirmou que lançará sua pré-campanha nesta quinta-feira (25).

Leia mais! BRASIL PRECISA REGULAR USO DE IA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Candidatos em SP e seus cabos eleitorais

O lançamento da pré-campanha de Tabata, no entanto, não deve ameaçar a preferência do eleitorado de esquerda pela chapa Boulos-Marta. Porém, caso Tabata seja candidata, ela poderá tirar votos de Boulos, principalmente se a deputada do PSB tiver o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Márcio França (PSB) como cabos eleitorais. Além disso, vale recordar que o apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena se filiou recentemente ao PSB, podendo ser um possível vice de Tabata.

Leia mais! TSE REALIZA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Mesmo com esses movimentos no PSB, é improvável que a eventual candidatura de Tabata Amaral tenha força para quebrar a polarização da disputa entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes.

Eleições MunicipaisGuilherme BoulosMarta SuplicypolíticaTarcísio de Freitas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais