Início » 152 milhões de brasileiros participarão das eleições municipais em 2024
DestaquePolítica
A+A-
Reset

152 milhões de brasileiros participarão das eleições municipais em 2024

O segundo turno para as eleições municipais está previsto em cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores

Em outubro deste ano, cerca 152 milhões de brasileiros irão às urnas para eleger candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses políticos atuarão nas casas legislativas dos municípios do Brasil. As eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro.

eleições municipais

Foto: Adriano Machado/Reuters

O segundo turno está previsto em cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, ou seja, a metade mais um dos votos válidos.

Leia mais! O QUE ESPERAR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – ANÁLISE

Etapas das eleições municipais

Um possível segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês,  no dia 27.  Antes disso, acontecerá outras etapas das eleições, entre elas está a janela partidária nos dias 7 de março e 5 de abril. Período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

eleições municipais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No dia 6 de abril, acaba o limite para que todas os partidos completem o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o prazo final para que todas os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições. Bem como, estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.

Leia mais! STF OUVE VALDEMAR COSTA NETO EM AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Data para tirar o título

Além disso, os jovens que ainda não tiraram o título ou eleitores que desejam fazer a transferência de endereço ou alterar o local de votação têm até 8 de maio, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.  Além disso, é importante que todos consultem como está a situação eleitoral. A regularização deve ser feita dentro do mesmo prazo em caso de pendências.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia mais! ALCKMIN AFIRMA QUE LULA É CANDIDATO NATURAL PARA ELEIÇÕES EM 2026

Em 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Isso seguindo as regras de não fazer pedidos de voto e seguir as leis em relação à propaganda eleitoral na internet.

 

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00