Rússia e EUA conversam sobre situação na Ucrânia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, conversaram, na sexta-feira (21/1), sobre a possibilidade de um confronto na Ucrânia. Com poucos avanços, os países falaram por 90 minutos, em Genebra, e acordaram para realizar uma nova reunião depois que Washington responder a uma lista formal de demandas de Moscou, nas próximas semanas.

Há uma preocupação com uma possível invasão russa na Ucrânia. Os EUA, Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) e União Europeia (UE) ameaçam enviar tropas para o país caso Moscou dê sinal verde para suas forças invadirem o território ucraniano. Na quarta-feira, Alemanha e Reino Unido ameaçaram impor sanções ao país caso a situação permaneça.

Em entrevista, Blinken classificou a reunião como “franca e substantiva”. “Se concluirmos [EUA e Rússia] que a melhor maneira de resolver as coisas é por meio de novas conversas, estamos certamente preparados para isso”, afirmou. Lavrov, por sua vez, negou que Moscou tenha qualquer plano ou intenção de atacar a Ucrânia.

Alemanha e Reino Unido

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conversaram por telefone na manhã de sexta-feira (21), sobre as agressões da Rússia na fronteira ucraniana. Os líderes concordaram que as ações precisam ser evitadas ou podem gerar sanções econômicas à Rússia.

Os EUA acusam a Rússia de enviar mais de 100 mil soldados para a fronteira, além de construir hospitais, alojamentos e transportar arsenais para uma suposta invasão. Segundo Scholz, a Alemanha mantém seu compromisso com a integridade territorial da Ucrânia.

O discurso foi feito na quarta-feira (19) durante o Fórum Econômico Mundial sediado em Davos, na Suíça. “O silêncio não é uma opção razoável”, afirmou o chanceler alemão. Scholz também reuniu-se na quinta-feira (20) com Blinken. Durante a visita, o secretário de estado dos EUA reafirmou o seu compromisso com o diálogo e sublinhou a unidade com aliados.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais