Chega ao Senado Projeto de Lei que cria Marco Legal da Inteligência Artificial 

Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Projeto de Lei 21/20 , de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) que cria o marco legal para o desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, foi aprovado em forma de substitutivo da relatora  deputada Luisa Canziani (PTB-PR) enviado ao Senado em 30 de setembro.

O PL define como IA representações tecnológicas oriundas do campo da informática e da ciência da computação e define diretrizes que devem ser observadas pelo poder público, como a criação de regras específicas para o uso de IA; atuação por meio de órgão ou entidades competentes; consideração de riscos concretos ao uso; além da garantia da participação social e interdisciplinar na adoção de normas que impactem o desenvolvimento da Inteligência Artificial. 

O texto também destaca os princípios da aplicação e desenvolvimento da IA no país, tendo como elemento central o ser humano, a busca de resultados benéficos para a humanidade, mitigação da possibilidade do uso para fins discriminatórios e ilegais; transparência, segurança e outros. Se aprovado, o texto, a lei passa a valer 90 dias após a publicação oficial. 

 

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais