Sucessão continua estabilizada, aponta pesquisa Modalmais/Futura

Nova rodada da pesquisa Modalmais/Futura divulgada nesta quinta-feira (26) confirma levantamentos de outros institutos e mostra uma estabilidade na sucessão. No primeiro cenário testado, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 41,1% das intenções de voto. O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 35,3%. Em relação à sondagem de abril, Lula e Bolsonaro ficaram estáveis, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O terceiro colocado é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6,8%. O ex-governador João Doria (PSDB-SP), que nesse levantamento ainda figurava como pré-candidato, tem 2,7%. O deputado federal André Janones (Avante) registra 1,9% e a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 0,9%. Os demais candidatos somam 0,9%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 10,4%.

No segundo cenário, com apenas quatro candidatos, Lula lidera com 41,5%. Em seguida aparecem Bolsonaro (34,2%), Ciro (10%), Doria (3,3%) e Tebet (1,7%). Brancos, nulos e indecisos somam 9,2%.

No terceiro cenário, sem Doria, Lula lidera com 42,9%. Na sequência aparecem Bolsonaro (34,6%), Ciro (10,2%) e Tebet (3,4%). Brancos, nulos e indecisos somam 8,9%. Interessante observar que, sem Doria na disputa, Simone Tebet, na comparação com o segundo cenário estimulado, praticamente dobra sua intenção de voto (1,7% para 3,4%), o que sugere que parte dos eleitores de Doria migram para a senadora.

Num eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50,2% a 39,7%. Brancos, nulos e indecisos somam 10%. Os números são praticamente os mesmos de abril, quando Lula superava Bolsonaro por 49% a 40,8%.

O principal obstáculo de Bolsonaro continua sendo sua elevada rejeição, que é de 47,2%, a maior entre os pré-candidatos. O segundo mais rejeitado é Lula (37,4%) seguido por Doria (27,5%), Ciro (19,2%) e Tebet (11,9%).

Outra variável que joga contra Jair Bolsonaro é que, neste momento, o sentimento antibolsonarista é maior que o antipetista. De acordo com a pesquisa, ao serem perguntados sobre “o que mais te preocupa/te dá mais medo”, 47,9% citam a continuidade do atual governo. E 38,4% mencionam a volta do PT.

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais