Início » Reoneração é importante para equilíbrio das contas, diz Durigan

Reoneração é importante para equilíbrio das contas, diz Durigan

A+A-
Reset
Economia

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, pontuou a importância da MP da reoneração da folha de pagamento para o equilíbrio das contas públicas. A declaração ocorreu, nesta quarta-feira (10), após reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o líder governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Ainda, de acordo com Durigan, o argumento do governo contra uma eventual devolução da medida provisória por Pacheco (PSD-MG) são os números do impacto que a prorrogação da desoneração da folha terá nas contas públicas.

Leia mais! Haddad diz que papel da Fazenda é focado no cumprimento dos objetivos dos outros ministérios

– O mais importante dessa discussão toda é a gente ter o mesmo entendimento sobre a importância de manter o equilíbrio das contas públicas. Acho que essa é uma premissa que o Congresso demonstrou no ano passado, liderando a agenda das medidas (econômicas) que foram aprovadas – afirmou Durigan.

A medida provisória prevê a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia antes do fim do recesso parlamentar.

reoneração da folha

Foto: Freepik

Leia mais! Medidas para compensar desoneração saem até quinta, diz Haddad

Além disso, o secretário ainda explicou que o encontro com Pacheco foi uma conversa introdutória. Momento em que ele apresentou números demonstrando o impacto da desoneração.

– O objetivo será sempre o equilíbrio nas contas públicas – argumentou Durigan.

Dario Durigan acrescentou que Rodrigo Pacheco irá se reunir com o ministro Fernando Haddad na próxima semana. Haddad retorna de férias na segunda-feira (15).

reoneração da folha

Pacheco e Haddad – Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Reoneração da folha de pagamentos

A MP da folha de pagamento prevê que haverá uma reoneração gradual pelos próximos quatro anos sobre a folha de pagamento. De acordo com a Fazenda, o objetivo é recuperar R$ 6 bilhões em arrecadação em 2024.

Leia mais! Senado: CAE aprova desoneração da folha de pagamento

Contudo, o governo determinou que a desoneração só deve incidir sobre o primeiro salário-mínimo recebido pelos empregados. A cota patronal de contribuição à Previdência Social, contudo, fica restabelecida para pagamentos acima desse valor.

 

Dario DuriganDesoneração da folha de pagamentosEconomiafernando haddadMinistério da FazendaRodrigo Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais