Precatórios: proposta alternativa pretende resolver divergências com o governo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o senador Oriovisto Guimarães, um dos autores da emenda à PEC dos precatórios, o texto prevê a abertura de R$90 bi no teto de gastos para garantir o pagamento do Auxílio Brasil de forma permanente e o pagamento de outras pendências do governo decorrentes da pandemia. 

“Estamos colocando todos esses precatórios fora do teto, excepcionalmente no ano de 2022. Isso porque estamos saindo da pandemia e muitas pessoas estão passando fome. O emprego não voltou, a economia não se recuperou, tem muita gente na rua. Então estamos abrindo essa possibilidade porque esse volume de dinheiro é suficiente para pagar o auxílio para todo mundo e acertar o orçamento. O programa se torna um programa permanente, não se mexe na regra do teto e não se dá calote em precatórios”, disse o senador à Arko. 

Com a proposta, o senador acredita que as divergências com o governo estarão resolvidas. A proposta deve ser negociada juntamente com o relator da matéria, senador Fernando Bezerra (MDB – PE) e pode passar por alterações antes de ser apresentado ao governo.

Proposta conjunta 

O texto foi elaborado de forma conjunta entre os senadores Alessandro Vieira (Cidadania – SE), José Aníbal (PSDB – SP) e Oriovisto Guimarães (Podemos – PR) e tem como objetivo a garantia dos recursos para o programa social do governo sem prejuízo ao pagamento dos precatórios. 

A proposta permite o pagamento dos R$400 a cerca de 21 milhões de brasileiros e também pretende acabar com as chamadas “emendas de Relator (RP9) e emendas de Comissão (RP8), que não têm previsão constitucional. 

O que dizem os proponentes?

De acordo com o senador Alessandro Vieira, a ideia é trabalhar com os outros senadores para que o texto aprovado pelo Senado seja coerente com a realidade enfrentada pelo Brasil. “É preciso pensar em alternativas que encerrem de vez com o absurdo aprovado pela Câmara dos Deputados, focando nos problemas que o Brasil enfrenta, de verdade, no Orçamento”, disse o senador.

O senador José Aníbal, disse que a proposta pretende garantir a responsabilidade fiscal. “O Brasil enfrenta uma situação dramática com elevada taxas de desemprego e inflação. A nossa proposta avança no sentido de destinar recursos para a área social sem abandonar a responsabilidade fiscal. A proposta garante também o pagamento total dos precatórios previstos para 2022 e não altera a regra do teto de gastos”, explicou.

 

 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais