Início » Petróleo ajuda aumentar produção industrial brasileira
Economia

Petróleo ajuda aumentar produção industrial brasileira

A produção industrial brasileira fechou 2023 com alta de 0,2%

A+A-
Reset

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial do país teve alta de 1,1% em dezembro. Portanto, esse é o quinto mês consecutivo com resultado positivo. Além disso, a indústria brasileira fechou o ano de 2023 com alta de 0,2%. Em 2022, o resultado tinha sofreu queda (0,7%).

O gerente da pesquisa, André Macedo, disse que 2023 foi marcado por dois períodos distintos. Nesse sentido, o primeiro semestre teve um comportamento predominantemente negativo da indústria geral, com queda de 0,3%. O segundo semestre houve uma melhora de ritmo na produção industrial, com crescimento de 0,5%.

Leia mais! BNDES MOBILIZA R$ 300 BILHÕES PARA NEOINDUSTRIALIZAÇÃO 

produção industrial

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mesmo com o resultado positivo, apenas nove dos 25 ramos coletados demonstraram crescimento na produção industrial. Os segmentos que alavancaram a pesquisa foram as indústrias extrativas, os produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, bem como os produtos alimentícios.

Leia mais! CÂMARA APROVA DIRETRIZES PARA ELABORAR POLÍTICA INDUSTRIAL

As atividades com indicadores negativos são veículos automotores, produtos químicos, máquinas e equipamentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e equipamentos de informática, entre outros.

André também considera que o resultado de 2023 é praticamente estável. De acordo com o gerente, um dos fatores que contribuem com o desempenho da indústria, é o comportamento positivo do mercado de trabalho. Portanto, há aumento na massa de rendimentos e na inflação controlada, especialmente no segmento de produtos alimentícios.

produção industrial

Foto: Sérgio Lima/CNI

O resultado, divulgado nesta sexta-feira (2), coloca a produção das fábricas no patamar superior ao período pré-pandêmico, 0,7% acima de fevereiro de 2020. Contudo, o setor produtivo está 16,3% abaixo do maior nível já registrado, quando ocorreu em maio de 2011.

 

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00