Início » Câmara aprova diretrizes para elaborar política industrial
Economia

Câmara aprova diretrizes para elaborar política industrial

A+A-
Reset

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4133/23. O texto prevê um marco normativo para o governo elaborar a política industrial, tecnológica e de comércio exterior brasileira (PITCE).

De acordo com o texto, cada presidente da República deve elaborar a sua política no primeiro ano de mandato, com duração até o fim do primeiro ano do mandato seguinte. Contudo, a política será submetida ao Congresso Nacional e deverá ter objetivos e metas para o período de validade.

Leia mais! Lewandowski é o novo ministro da Justiça

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) apresentou a proposta que determina a elaboração da PITCE em conformidade com a descarbonização da economia e a transição energética, conforme divulgado pela Agência Câmara de Notícias.

O parecer do relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), foi favorável ao projeto. – Não se trata de qualquer industrialização, mas de novas bases para o progresso nesse setor e em serviços avançados e especializados, com inovação, sustentabilidade e um desenvolvimento econômico e social inclusivo em nosso País – disse.

Leia mais! Inflação fecha 2023 dentro do intervalo da meta com 4,62%

Objetivos e metas

Entre as regras que vão nortear a elaboração da política, estão:

  • A PITCE definirá os objetivos em termos setoriais estratégicos ou de resolução de problemas para o desenvolvimento do País;
  • Além disso, os objetivos vão gerar metas, que serão quantificadas em indicadores;
  • O governo enviará relatório anual ao Congresso com o diagnóstico das metas e.
  • O projeto prevê que instrumentos como o uso de empresas estatais, compras públicas e financiamentos favorecidos serão empregados.

Tramitação

Além disso, a proposta foi também já foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Agora ela seguirá para análise conclusiva nas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Desenvolvimento Econômico; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00