O Ministério do Trabalho e a Organização Mundial do Trabalho (OIT) atualizaram o Guia Brasileiro de Ocupações nesta quinta-feira (7). O guia, que traz 2.609 profissões do mercado de trabalho, possui as médias salariais das ocupações.
A versão atualizada inclui 19 profissões. Dessa forma, passam a integrar as ocupações nacionais os instrutores ioga e meditação, o terapeuta reiki e os facilitadores de biodança e de grupos de movimento.
O guia atualizou ainda outras 424 profissões para que se adequem às novas tecnologias do mercado de trabalho.
As novas profissões do mercado de trabalho
Além das citadas no texto, o guia passou a considerar três atividades desenvolvidas junto a bebês ou crianças. Entre elas, o condutor escolar terrestre, o lactarista e o brinquedista. O lactarista é responsável por preparar e cuidar da nutrição dos bebês em creches e hospitais. Por outro lado, o brinquedista organiza, cataloga e mantém o funcionamento das brinquedotecas.
Outra novidade é a integração de novas profissões que lidam com animais. Integraram o guia o condutor de cães domésticos, que passeia com cães, e o monitor de animais domésticos, responsável pela higiene, tosa e enfermagem veterinária. Juntamente com as anteriores, entrou na lista o instrutor de mobilidade com cães-guia, que trabalha com a interação dos cães com as pessoas com deficiência visual.
O ramo da biologia também ganhou novas profissões no mercado de trabalho. Houve a inclusão do biólogo em meio ambiente e diversidade e o biólogo em saúde, que exercem duas especialidades da biologia. Além disso, o guia passou a considerar o ergonomista, que precisa de conhecimentos em educação física, engenharia, fisioterapia e terapia ocupacional. A profissão atua na promoção de um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro.
Por fim, o hidrojatista, que opera equipamentos de limpeza que utilizam jatos de água sob alta pressão, e o ufólogo, que investiga fenômenos celestes, também ganharam espaço na lista. Ainda foram inseridos o analista de sucesso do cliente, o analista de experiência do cliente