Início » Comunicadores do Congresso demonstram preocupação com impacto de IA no mercado de trabalho

Comunicadores do Congresso demonstram preocupação com impacto de IA no mercado de trabalho

A+A-
Reset
Política

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional demonstraram preocupação com uma possível legislação sobre inteligência artificial (IA). O grupo teme os impactos das tecnologias no trabalho, como a eliminação de cargos. 

A discussão girou em torno do Projeto de Lei (PL) 2338/23, que está em trâmite no Senado Federal, de autoria do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O PL propõe a regulamentação da IA. O texto é resultado do trabalho de uma comissão de juristas que analisou, em 2022, outras propostas relacionadas ao assunto. Além da legislação existente em outros países.

Na ocasião, a conselheira Maria José Braga, representante dos jornalistas, ressaltou que “apesar de gerarem outro tipo de necessidade e de trabalho, as tecnologias geram exclusão”, disse. Ela lembrou que as tecnologias substituem trabalhadores e defendeu a regulação da IA com parâmetros para que haja evolução sem exclusão. 

IA

Foto: Freepik

A preocupação com a eliminação de cargos também foi levantada pela representante dos trabalhadores em cinema e vídeo, Sonia Santana. “Como será a preparação de novos profissionais, quais novas funções existirão, e que política pública será gerada para sustentar as pessoas que perderem seus cargos? Como elas poderão ser atualizadas e requalificadas, se isso é possível?”, questionou.

Já a representante da Associação Brasileira de Anunciantes, Sandra Martinelli, defendeu o incentivo à inovação responsável, com preservação de direitos autorais, a autorregulação setorial e uma regulação da IA “suficientemente flexível e adaptável”, permitindo experimentação, inovação e evolução. 

Leia mais! CCJ aprova PEC que limita decisões monocráticas no Judiciário

Para o especialista em direito de propriedade intelectual Ygor Valério “a tendência de tentar regular o ambiente de IA para fazer com que as coisas voltem ao que eram é muito perigosa. É muito importante considerar essa evolução tecnológica sob uma perspectiva positiva, tratando eventuais desvios sem impedir ou prejudicar o desenvolvimento da IA como ferramenta nas atividades de comunicação social”.

Câmara dos DeputadosComunicaçãointeligência artificialRodrigo PachecoSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais