Início » Mercosul: Haddad abre mão de Cúpula para negociar votações no Congresso
DestaqueEconomia
A+A-
Reset

Mercosul: Haddad abre mão de Cúpula para negociar votações no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), cancelou a participação na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, no Rio de Janeiro, para acompanhar de perto a negociação da pauta econômica no Congresso Nacional. 

Leia também! Macron não quer Mercosul

As próximas duas semanas serão decisivas para o governo, já que pode ser votada a Medida Provisória das Subvenções (MP 1185), com a inclusão do novo regramento dos Juros sobre Capital Próprio (JCP). 

Simone Tebet representará equipe econômica no Mercosul. Foto: Cadu Gomes/VPR

Além disso, a votação do projeto que trata da regulamentação dos jogos de apostas online está pendente no Senado. Segundo o relator, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), a tendência é de votação do PL apenas na próxima semana.

No lugar de Haddad, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), será a representante da equipe econômica do governo brasileiro nas reuniões do bloco sul-americano.

Alckmin discursa na abertura da Cúpula do Mercosul

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), valorizou o comércio regional do continente sul-americano ao apontar como elemento essencial no processo de neoindustrialização do Brasil.

Segundo Alckmin, o bloco econômico precisa trabalhar para aumentar o volume de transações entre os países membros.

Leia também! Náufraga acordo UE-Mercosul

“A densidade do comércio intrabloco é um sinal de avanço na integração. Na União Europeia, cerca de 60% do comércio é intrabloco, no USMCA (antigo NAFTA), é quase 50%, na ASEAN, 25%. No Mercosul, é de apenas 10%. O comércio intrabloco tem crescido, mas precisamos mudar esse quadro”, comentou Alckmin.

Confira os principais indicadores do comércio exterior do Brasil.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00