Início » Lula formaliza quatro indicações ao Cade

Lula formaliza quatro indicações ao Cade

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Nesta terça-feira (21), o presidente Lula formalizou no Diário Oficial da União a indicação de quatro nomes ao tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Atualmente, o conselho está sem quórum. Nesse sentido, alguns julgamentos foram cancelados por falta de quórum do colegiado para deliberação. A última sessão do tribunal com a turma completa ocorreu no dia 25 de outubro.

Os indicados foram o superintendente-geral adjunto do Cade, Diogo Thomson; o consultor legislativo do Senado Carlos Jacques; o ex-advogado-geral da União José Levi; bem como a ex-economista-chefe do Cade Camila Alves.

Leia mais! Cade perde quórum mínimo para julgamentos

O Senado Federal indicou Carlos Jaques e José Levi. De abril de 2020 a março de 2021, Levi foi advogado-geral da União, durante o governo de Bolsonaro (PL). Já Camila Alves foi indicada pelo Ministério da Fazenda e Diogo Thomson contou com o apoio do ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Carvalho.

Leia mais! Cade apura se Petrobras teve prática anticompetitiva na crise hídrica

Após as indicações, eles passarão por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Depois, caberá ao Plenário da Casa a decisão final.

Cade

Plenário – Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O que é o Cade?

O Cade é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, que tem como objetivo zelar pela livre concorrência no mercado. Ela é a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, bem como fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.

cadeLulaSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais