INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem mais de um salário mínimo, começam a receber a antecipação do décimo terceiro salário nesta quinta-feira (2). O pagamento ocorrerá até 8 de maio, seguindo uma programação baseada no último dígito do Número de Inscrição Social (NIS). Esta é a primeira parcela da antecipação do décimo terceiro, que beneficia milhões de segurados do INSS.

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Contudo, os beneficiários do INSS que recebem um salário mínimo, a antecipação do décimo terceiro iniciou no dia 24 de abril e também vai até 8 de maio. No total, cerca de 33,6 milhões de segurados do INSS receberão a primeira parcela do benefício. É importante lembrar que essa antecipação do décimo terceiro salário é uma injeção significativa de recursos na economia, com estimativas de R$ 67,6 bilhões no total. Entretanto, somente R$ 33,68 bilhões são referentes à primeira parcela.

Os segurados podem consultar detalhes sobre o valor, bem como as datas do pagamento do décimo terceiro usando o aplicativo Meu INSS ou por meio do site gov.br/meuinss. Para quem não tem acesso à internet, a consulta pode ser feita pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A consulta por telefone é necessário informar o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais.

Vale destacar que a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS receberá 50% do décimo terceiro salário na primeira parcela. Exceto, aqueles que começaram a receber benefícios após janeiro, que terão o valor do benefício calculado proporcionalmente.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Além disso, segurados com valores a receber por incapacidade temporária (auxílio-doença) recebem uma parcela menor do 13º, conforme a duração do benefício. No entanto, quem recebe benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não tem direito ao benefício.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais