INSS paga primeira parcela do décimo terceiro a partir desta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade do décimo terceiro salário a partir desta quarta-feira (24). A antecipação do pagamento do abono anual, geralmente pago em agosto, vai beneficiar 33,6 milhões de pessoas, segundo dados do governo federal. Essa medida vai injetar R$ 33,6 bilhões de reais na economia brasileira com a primeira parcela. Portanto, impulsionando o consumo e a circulação de dinheiro.

Foto: Divulgação/Sociedade Online

O valor da primeira parcela corresponde a 50% do total do abono. Contudo, não está sujeito ao desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O imposto, quando aplicável, será descontado apenas na segunda parcela, prevista para ser paga entre o final de maio e o início de junho. O calendário de pagamento é definido pelo número final do cartão de benefício, conhecido como Número de Identificação Social (NIS).

Entre os dias 24 de abril e 8 de maio ocorrerá o pagamento da primeira parcela do benefício, junto com o benefício referente ao mês de abril. Os primeiros contemplados serão os segurados com o dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo (R$ 1.412). Para saber quando você receberá o 13º, confira o calendário completo do INSS para 2024 no site ou no aplicativo Meu INSS. O app está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Você também pode consultar o extrato de pagamento pelo telefone 135.

Quem pode receber o décimo terceiro?

Os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º incluem aposentados, pensionistas e pessoas que receberam auxílio por incapacidade temporária. Além disso, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2024. No caso de benefícios temporários, como salário-maternidade, o décimo terceiro é pago de forma proporcional ao período de recebimento. No entanto, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não dá direito ao 13º salário, o que significa que idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC não terão essa parcela adicional.

Veja o calendário

Postagens relacionadas

Saiba como funciona o porte de arma de fogo no Brasil

Entenda o porquê do Iene, moeda japonesa, estar em declínio

Saiba quem pode adquirir porte de arma no país

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais