Huawei tem menor transparência, diz novo conselheiro da Anatel

Foto: Divulgação

Um dos órgãos mais importantes para a definição das regras que vão ditar o funcionamento do 5G no Brasil, a Anatel teve mudança na última semana em seu conselho diretor. Carlos Manuel Baigorri tomou posse como conselheiro na quarta-feira (28). Funcionário de carreira da agência, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Baigorri disse que a empresa chinesa Huawei, uma das mais fortes competidoras pelo mercado do 5G, pode acabar excluída por falta de transparência em seu quadro societário.

“A Huawei tem centros de segurança cibernética e se submete à avaliação de órgãos nos países em que atua, mas é diferente de uma empresa de capital aberto que, se faz algo errado, é punida pelo mercado acionário. O mercado nesse caso se torna um agente dissuasório, um freio”, avaliou Baigorri.

A empresa está no centro da guerra comercial entre Estados Unidos e China. O campo de batalha é o 5G. O país norte-americano tem pressionado aliados a banirem a utilização de equipamentos chineses na implantação da nova tecnologia. A suspeita é de que os equipamentos sejam ferramentas de espionagem para o governo chinês.

Em entrevista ao Brasilianista, o presidente-executivo Conexis Brasil Digital (antiga SindiTeleBrasil), entidade que representa as maiores empresas de telefonia e internet móvel do país, como Oi, Claro, Tim e Vivo, disse que um possível banimento da fornecedora de equipamentos pode aumentar o custo de implantação da tecnologia no Brasil.

Baigorri confirma essa hipótese e dá números: “O banimento da Huawei teria um aumento entre 1% e 3% nos custos das operadoras”, calcula. Contudo, para ele, o impacto seria pequeno o suficiente para ser mitigado pelo governo brasileiro por meio de outras políticas públicas.

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais