Início » Fazenda: Previsão oficial do PIB cresce para 3,2%

Fazenda: Previsão oficial do PIB cresce para 3,2%

A+A-
Reset
Economia

O Boletim Macrofiscal, divulgado nesta segunda-feira (18), elevou de 2,5% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Ministério da Fazenda, o crescimento foi motivado pelo aumento de 0,9% do PIB no segundo trimestre. Já a estimativa para a inflação diminuiu.  

As projeções de crescimento para este ano melhoraram para todos os setores. Para o setor agropecuário, a projeção passou de 13,2% para 14%. Para a indústria, a estimativa avançou de 0,8% para 1,5%, enquanto a projeção para os serviços passou de 1,7% para 2,5%. A estimativa de crescimento para 2024 foi mantida em 2,3%.

PIB e Inflação

A projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida. A estimativa está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior é 4,75%. Para 2024, a estimativa avançou de 3,3% para 3,4%.

Economiapib

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais