Início » Boletim Focus estima aumento do PIB para 2,89% com redução de inflação
Economia
A+A-
Reset

Boletim Focus estima aumento do PIB para 2,89% com redução de inflação

O Boletim Focus divulgado, nesta segunda-feira (18), pelo Banco Central (BC) projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,89% para este ano, um aumento de 0,25% em relação à semana anterior. O relatório também ajustou o principal índice de inflação, o IPCA, para 4,86% ao ano, valor 0,07% inferior à última previsão. 

O PIB segue a tendência de alta desde o anúncio do resultado no segundo trimestre, que foi de melhora de 0,9% no desempenho econômico. Antes da divulgação do índice pelo IBGE, há quatro semanas, a projeção do mercado era de crescimento de 2,29%. Ainda assim, o valor indica que deve ocorrer uma retração da economia nos últimos dois trimestres de 2023, pois, até o momento, o crescimento é de 3,7%. 

A inflação de 4,86% projetada pelo Boletim Focus nesta semana é 0,07% inferior ao previsto na última segunda-feira. Apesar de estar acima da meta de 3,25% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o IPCA apresenta queda após variações positivas em agosto. 

Aluguel

O relatório do BC aponta que o IGP-M deve fechar em retração de 3,75% ao ano, projeção que sofreu redução de 0,21% em relação há uma semana. A inflação do aluguel, como também é conhecido, começou o ano com taxas de crescimento acima de 4%.  

Apesar de ainda ser parâmetro para parte dos contratos de aluguel, o índice deixou de ser uma referência unânime durante a pandemia, quando atingiu 37% em 12 meses. Isso ocorre porque o cálculo do IGP-M sofre muita influência de produtos que estão pouco relacionados ao mercado de imóveis, como commodities e alimentos. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00