Decreto abre caminho para nova concessão de ferrovia

tcdb374 Transporte de cavaco na Ferrovia Norte Sul. Viagem de Palmas-TO a Anápolis-GO. Dezembro 2016 Foto: Tina Coêlho/Terra Imagem

O Diário Oficial de sexta-feira publicou o Decreto nº 10.633/21, que acolhe recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e qualifica, no âmbito do programa, a relicitação da Malha Oeste, ferrovia situada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul sob a administração da Rumo.

A ferrovia, cujo contrato expira em 2026, tem 1.973 quilômetros em bitola de 1,00 metro. Em julho do ano passado, a Malha Oeste protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de adesão ao processo de relicitação (devolução da concessão).Pelas regras contratuais em vigor, a Rumo deveria se manifestar nesse sentido em até cinco anos da data de vencimento do contrato.

Os procedimentos ocorrem nos termos da Lei nº 13.448/17, regulamentada pelo Decreto nº 9.957/19.Assim, conforme o decreto publicado na sexta-feira, em 90 dias deverá ser firmado um Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da Malha Oeste entre a concessionária e a agência reguladora, para fins de relicitação.

A infraestrutura da Malha Oeste está depreciada. A avaliação do ativo indicou que os investimentos que deveriam ser feitos na ferrovia estariam situados em patamares insuficientes para a sua manutenção, acarretando perda da capacidade de transporte, velocidades abaixo de seu potencial e volume limitado de carga transportada.

Estudos de viabilidade

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) abriu chamamento de Manifestação de Interesse para consultorias interessadas em realizar estudos de viabilidade e apoio para a nova concessão da Ferrovia Malha Oeste. Poderão participar consultorias individuais ou consorciadas, com experiência comprovada em serviços relacionados à estruturação integral de projetos de infraestrutura ferroviária.

O CAF formará uma lista de empresas que serão convidadas a submeter suas ofertas técnicas e econômicas ao processo seletivo. A empresa selecionada será convidada a negociar o contrato de serviços de consultoria para a estruturação da nova concessão da ferrovia. As manifestações devem ser enviadas até 15 de março.

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais