Decisão do STF mantém R$ 1,2 bilhão em ICMS com Mato Grosso do Sul

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22), por 5 votos a 4, que o Mato Grosso do Sul tem direito exclusivo sobre o recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a importação de gás natural da Bolívia pelo gasoduto Gasbol.

Nas contas do governo do estado, a decisão mantém no Mato Grosso do Sul um total de R$ 1,2 bilhão por ano em impostos – valor que representa 13% de tudo que é arrecadado localmente.

“O gás é um dos principais itens de arrecadação do Estado. A decisão é importante porque consolida o que a gente tinha e agora o Estado ganha ainda mais legalidade com o STF pacificando essa disputa que se alongava há 14 anos”, comemorou o governador Reinaldo Azambuja.

A decisão partiu de um julgamento conjunto das Ações Cíveis Originárias (ACOs) 854, 1076 e 1093, propostas pelo estado do Mato Grosso do Sul contra os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Estado do Mato Grosso do Sul argumentava ter legitimidade para recolher, por inteiro, o ICMS decorrente de importação do gás natural proveniente da Bolívia, já que a importação da mercadoria é feita em seu território. Já os estados requeridos – Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, alegavam ter direito a receber parte do imposto, já que o gás passa por esses estados e é comprado por companhias estaduais.

Leia mais:

“É o gás boliviano que ingressa no território nacional por Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e depois vai pelo gasoduto até Santos, o porto de Santos”, argumentou o governador de São Paulo antes do julgamento, quando chegou a visitar ministros do STF para discutir a questão.

Lei Kandir

A decisão teve como base a Lei Complementar 87/1996 (Lei Kandir), que definiu que para os efeitos da cobrança do imposto e da definição do estabelecimento responsável, considera-se o local de prestação do serviço a região onde ocorrer a entrada física da mercadoria.

Para o ministro Gilmar Mendes, que foi relator da ação, o direito de crédito existe a partir da circulação jurídica de bens, independentemente da circulação física.

“Até que seja alterado o destinatário jurídico da importação, o sujeito ativo decorrente do ICMS-Importação é o estado-membro em que situado o estabelecimento importador da Petrobrás-MS, qual seja: o Mato Grosso do Sul”, defendeu

Já havia sido deferido em 2007 pedido liminar em três ações que concedia ao estado do Mato Grosso do Sul o direito exclusivo de tributar a importação do gás boliviano com o ICMS até o julgamento de mérito das ações.

O julgamento de hoje foi favorável ao estado do Mato grosso do Sul, votando nesse sentido o ministro relator Gilmar Mendes e os ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Votaram em sentido oposto os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Rosa Weber.

“Não podemos transformar uma estação de medição, localizada em território estrangeiro, em compradora e depois em revendedora”, afirmou Alexandre de Moraes.

Com colaboração da Arko Advice

Postagens relacionadas

Projeto eleva benefício para pessoas com deficiência que trabalham

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais