Início » Câmara analisa proposta que isenta pessoas mais idosas de Imposto de Renda
DestaqueEconomia
A+A-
Reset

Câmara analisa proposta que isenta pessoas mais idosas de Imposto de Renda

O benefício da isenção do Imposto de Renda atenderá mulheres a partir de 70 anos e homens a partir de 80 anos

A Câmara dos Deputados analisa projeto que isenta de Imposto de Renda (IR) e da contribuição para a Previdência Social os rendimentos recebidos por idosos. A proposta atenderá mulheres a partir de 70 anos e homens a partir de 80 anos.

Leia mais! RECEITA PAGA HOJE LOTE RESIDUAL DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Imposto de Renda sobre os salários

O texto inclui essas isenções na norma que trata do Imposto de Renda sobre os salários, bem como na Lei Orgânica da Seguridade Social , no trecho sobre contribuição previdenciária obrigatória de aposentado ou pensionista que volta a trabalhar.

Imposto de renda

Foto: Divulgação/Sociedade Online

A deputada Renata Abreu (Podemos-SP) é autora do projeto. De acordo com a nota da parlamentar, o envelhecimento traz consigo a evolução dos gastos necessários à manutenção do padrão de vida, geralmente com a redução da capacidade da pessoa em gerar renda.

Leia mais! LULA GARANTE QUE PESSOAS QUE GANHAM ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS NÃO PAGARÃO IMPOSTO DE RENDA

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão, em caráter conclusivo, o texto.

Resgatar os valores

O presidente Lula sancionou a Lei 14.803 que permite os participantes de planos de previdência complementar a optar pelo regime de tributação progressivo ou regressivo quando forem receber o benefício ou resgatar os valores.

Sancionada sem vetos, a lei teve origem em um projeto apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Nesse sentido, em maio de 2022, o PL 5.503/2019 foi aprovado no Senado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Entretanto, na Câmara dos Deputados, o texto foi validado no início de dezembro e enviado à sanção.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00