Início » Previdência reduz teto de juros do consignado para beneficiários do INSS
Economia
A+A-
Reset

Previdência reduz teto de juros do consignado para beneficiários do INSS

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, por unanimidade, a redução do teto de juros para o empréstimo consignado em benefício previdenciário. A taxa máxima de juros cobrada em empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS passa de 1,80% ao mês para 1,76%.

Leia mais! Governo aumenta teto de benefícios do INSS para R$ 7.786,01

De acordo com a resolução publicada, nessa quinta-feira (11), o conselho também ajustou a taxa de juros para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios de 2,67% ao mês para 2,61%. A determinação passa a valer oito dias úteis após sua divulgação.

INSS

Foto: José Cruz/Agência Brasil

As instituições financeiras devem adaptar as condições da linha de empréstimo de acordo com os prazos definidos pelo CNPS. O documento fixa o prazo de 60 dias para elas adequarem os novos contratos de cartão de crédito consignado às mesmas condições do cartão consignado de benefício.

Leia mais! Inflação fecha 2023 dentro do intervalo da meta com 4,62%

Para ajustar todos os contratos, as instituições têm 180 dias. Além disso, devem reformular, em um prazo de 180 dias, as condições do saque parcelado e do parcelamento de compras no cartão de crédito consignado.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00