Câmara analisa projeto que incentiva uso de combustíveis menos poluentes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados analisará projeto de lei que prevê incentivos para a substituição de combustíveis fósseis, como o diese, o biometano e o gás natural. A iniciativa é do deputado licenciado Hugo Leal (PSD-RJ).

O texto cria regime especial de incentivos para as empresas com projetos aprovados para a aplicação industrial de tecnologias sustentáveis de descarbonização energética. Além disso, prevê o direito de apropriação e utilização de créditos incentivados de PIS/Pasep e Cofins. O objetivo é desonerar os custos dos contribuintes que aderirem à modernização de suas plantas industriais.

Leia mais! ALEXANDRE SILVEIRA ANUNCIA AUMENTO DA OFERTA DE GÁS NATURAL

Para Hugo Leal, é fundamental que haja uma regulamentação normativa mais eficiente, criando incentivos. Além disso, enfatizar a necessidade de cumprir com os compromissos assumidos internacionalmente sobre transição energética, bem como incrementar a produção de gás no país.

Hugo Leal – Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A tramitação ocorre em caráter conclusivo.

Leia mais! COMISSÃO DISCUTE PRODUTIVIDADE DO GÁS NATURAL VEICULAR NESTA TERÇA-FEIRA 

Combustíveis menos poluentes

O projeto também prevê incentivos para que haja um percentual mínimo de 20% de veículos movidos a biometano e gás natural veicular nas concessões envolvendo transporte coletivo de passageiros. Os incentivos deverão ser criados pelo ente público responsável pela concessão na elaboração do edital de licitação.

Plataforma de gás natural – Foto: Arquivo/Agência Brasil

Leia mais! ALCKMIN DESTACA NECESSIDADE DE GÁS NATURAL PARA PRODUZIR FERTILIZANTES

Por fim, ficam criados os corredores de baixo carbono, para utilização de combustíveis com baixa emissão de carbono, como o gás natural e o biometano, possibilitando o abastecimento de postos por meio de gasodutos de distribuição.

Acesse a íntegra do Projeto de Lei 4861/23

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais