A relação entre Valdemar e Bolsonaro – Análise

Foto: Reprodução/Youtube

Após o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, declarar que “não há comparação” entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), indicando que Lula tem prestígio e Bolsonaro carisma, o ex presidente reagiu e falou em “implosão” da legenda.

As divergências entre Valdemar e Bolsonaro podem ser explicadas por uma disputa entre o PL mais pragmático e o PL bolsonarista em torno da definição de candidatos a prefeito. Em São Paulo, por exemplo, Valdemar possui uma aliança encaminhada com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), enquanto o ex-presidente tem certa preferência pelo deputado federal Ricardo Salles (PL).

Leia mais! ORÇAMENTO: LULA APROVA 4,9 BILHÕES PARA FUNDO ELEITORAL

Outro aspecto a ser considerado é que Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro construíram uma aliança de dependência mútua, mas não imune a atritos. Se, por um lado, foi o bolsonarismo que alavancou o PL à condição de “grande partido”, possibilitando a eleição da maior bancada de deputados federais nas eleições de 2022; de outro, Bolsonaro e seu entorno dependem da estrutura partidária, financeira e do tempo de TV da sigla.

Foto: reprodução YouTube/Jair Bolsonaro

Também vale registrar que Valdemar e Bolsonaro são lideranças políticas com personalidades bastante distintas. Valdemar é um político tradicional, adepto de soluções negociadas. Já o ex-presidente representa o antiestablishment. Não por acaso está no seu oitavo partido político.

Leia mais! LULA TEM MAIOR MÉDIA DE APOIO NA CÂMARA – ANÁLISE

Nas eleições municipais, para atingir o objetivo de eleger cerca de mil prefeitos no país, Valdemar necessita do prestígio – e sobretudo dos votos – do bolsonarismo. Bolsonaro, por sua vez, para eleger aliados, precisa da estrutura do PL.

Leia mais! LULA GARANTE QUE PESSOAS QUE GANHAM ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS NÃO PAGARÃO IMPOSTO DE RENDA

Assim, apesar de tais divergências, o casamento de Jair Bolsonaro com o PL, ao contrário do que ocorreu na relação do ex-presidente com o PSL em 2019, não deverá se romper. No entanto, divergências continuarão existindo. Vale lembrar que Valdemar necessita manter o partido unido, e cerca de 30 deputados do PL têm votado com o Palácio do Planalto. Enquanto isso, Bolsonaro precisa do embate permanente com o presidente Lula para mobilizar sua base.

Postagens relacionadas

Entenda como funciona a “eleição” no TSE

Confira os principais investimentos do Japão no Brasil

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais