Comissão discute produtividade do gás natural veicular nesta terça-feira 

Foto: Agência Petrobras

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados marcou para esta terça-feira (19) a discussão sobre a cadeira produtiva do Gás Natural Veicular (GNV). A comissão ocorrerá, a partir das 17h, no plenário 5. O requerimento é do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

O deputado explica que, nos últimos anos, a preocupação e a conscientização com os impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente aumentou. Ainda segundo ele, a situação tem estimulado discussões sobre a variação da matriz energética.

– Diante do cenário global de crescente conscientização sobre as questões ambientais e a necessidade de transição para fontes de energia mais limpas, o gás natural veicular emerge como uma peça-chave na matriz energética brasileira – diz Mendonça Júnior.

Leia mais! Governo cria programa para aumentar competitividade do gás natural

Vantagens do gás natural veicular

O GNV é um gás usado de forma natural e pode ser utilizado como combustível para veículos. De acordo com informações do site da Petrobras, o combustível fóssil é como o petróleo. Contudo, oferece vantagens no custo por quilômetro rodado e por ser seco ajuda na vida útil e no tempo de troca de óleo do carro. 

Gás natural pode ser melhor do que outros combustíveis – Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Além disso, por ter baixa emissão de nitrogênio, dióxido de carbono e enxofre, o gás contribui ainda para o meio ambiente, melhorando o ar nas cidades. O deputado Félix Mendonça, também explica que o gás natural é uma fonte de energia primária amplamente disponível, com custos competitivos e emissões de CO2 mais baixas em comparação com outros combustíveis fósseis.

Leia mais! Alckmin destaca necessidade de gás natural para produzir fertilizantes

– No entanto, para colher os benefícios econômicos do gás natural veicular, é essencial superar os desafios logísticos e regulatórios associados, investindo na infraestrutura de escoamento, processamento e transporte – alerta o deputado. 

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais