Alckmin destaca necessidade de gás natural para produzir fertilizantes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), indicou o investimento em gás natural como fundamental para o Brasil aumentar a competitividade da indústria e contribuir com a segurança alimentar. Durante sua participação na 28ª Edição do Encontro Anual da Indústria Química, nesta segunda-feira (4), Alckmin destacou medidas para alavancar a produtividade do setor.

– Nós temos um problema de custo de energia e custo de gás natural – comentou Alckmin.

Leia mais! Como o gás natural pode ajudar o Brasil a produzir o próprio fertilizante

Nós temos um problema de custo de energia e custo de gás natural, comentou Alckmin – Foto: Agência Petrobras

Atualmente, o Brasil importa gás natural para suprir a demanda nacional. Um dos motivos apontados por Alckmin é a diferença do processo de produção no Brasil, que precisa acessar o material no pré-sal, o que requer maior investimento do que métodos realizados em outros países.

“Já houve uma queda no preço de gás natural e estamos trabalhando para esta queda ser mais forte”, afirmou Alckmin. “Nós podemos dobrar a nossa produção de gás natural. E estamos trabalhando no gás para a indústria, a um custo menor, fundamental para setores estratégicos da indústria brasileira”, completou.

Leia mais! Produção de petróleo e gás natural em junho registra recorde

O vice-presidente argumentou que a produção de fertilizantes é essencial para contribuir com a segurança alimentar, apontado por ele como um dos principais debates no mundo e no Brasil. Hoje o país importa aproximadamente 85% dos produtos utilizados no setor.

País importa aproximadamente 85% dos produtos utilizados no setor – Foto: Freepik

– O Confert [Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas] é exatamente para a gente fortalecer uma área necessária que é a segurança alimentar, uma indústria importante”, comentou Alckmin. “O Senado está votando um estímulo importante que a gente precisa trabalhar para ajudar, que é o Profert [Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes] – lembrou Alckmin.

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Funai quer aprovar projeto de porte de arma para seus servidores. Entenda

Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra reformas de Milei

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais