Ministros do G20 divulgam declaração identificando 12 ações para acelerar a transformação digital

Os ministros do G20 assinaram, durante a reunião do grupo na última quinta-feira (5), em Trieste, na Itália, uma declaração conjunta em que identificam 12 ações para acelerar a transformação digital da economia e governos de cada país. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, foi um dos representantes do Brasil no evento e discursou nos painéis “Transformação Digital para Recuperação da Economia” e “Sociedade na Economia Digital”.

Os 12 pontos citados pelos ministros no documento são: a transformação digital para o crescimento sustentável, o uso da inteligência artificial para promoção de startups, a medição, prática e impactos da economia digital, a conscientização e proteção do consumidores, a proteção e empoderamento de crianças no ambiente digital, o apoio à inovação para cidades inteligentes, a conectividade e inclusão social, o livre fluxo de dados entre os países, a digitalização de serviços públicos, a identidade digital, a regulamentação ágil, e a transformação da Força Tarefa para Transformação Digital do G20 em um Grupo de Trabalho para esse fim.

No evento, Marcos Pontes destacou sobre os desafios do Brasil para trazer a transformação digital e combater desigualdades sociais, assim como gerar mais empregos e desenvolvimento econômico e social. Ele afirmou que o MCTI tem muitas estratégias para a transformação digital, internet das coisas, inteligência artificial e que todas trabalham juntas para trazer um ambiente melhor a empresas e startups.

O ministro destacou também a relevância da Inteligência Artificial, que permitirá melhorias nos setores da indústria 4.0, da agricultura, da saúde e das cidades inteligentes. Outro tema apresentado por ele foi a Estratégia Brasileira de Transformação Digital (e-Digital), que, de acordo com Pontes, tem promovido o uso de tecnologias digitais na transformação da produtividade das empresas, no desempenho do governo e na capacitação que possibilita a inclusão social na era digital.

G20
O G20 é um grupo formado por representantes dos países que possuem 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e dois terços da população do planeta. O G20 foi criado com o objetivo de enfrentar os desafios do sistema financeiro internacional. Atualmente, o grupo é presidido pela Itália, anfitriã da Reunião Ministerial de Economia Digital em que participa o ministro Marcos Pontes.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é membro da Força Tarefa da Economia Digital (DETF) do G20 e atua por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (ASSIN).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais