CCJ adia reforma tributária e relator fala em abandonar projeto

Senador Roberto Rocha (PSB-MA). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Apesar da PEC 110, da reforma tributária, ter sido pautada para votação nesta terça-feira (31) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a votação foi adiada. Isso porque o número de presentes não foi suficiente para colocar o tema em discussão.

Frente a mais uma tentativa frustrada de colocar o projeto em votação, o relator, Roberto Rocha (PTB-MA), declarou que avalia deixar a comissão. Assim, ele também deixaria de ser o relator da PEC 110.

Roberto Rocha permanece na CCJ por concessão do PSDB, já que a vaga é do partido a que ele se desfiliou em março.

“Eu não posso ficar dedicando todo o esforço do meu mandato a uma matéria que vários senadores manifestam intenção de não votar”, disse.

O esvaziamento da comissão foi uma estratégia aplicada por aqueles senadores que ainda estão descontentes com o texto.

O Podemos, que tem três senadores na comissão, foi um dos partidos que tentou evitar que a CCJ alcançasse o quórum necessário para a votação. “Essa PEC é como aquele cara que está doente e todo mundo sabe que precisa dar um remédio a ele. Mas estão dando o remédio errado”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que declarou voto contrário à PEC.

Os senadores reclamam que a PEC autoriza muitas mudanças no sistema tributário, mas deixa para projetos de lei complementar as definições mais importantes, como a alíquota do imposto único e as compensações aos estados que possam sair prejudicados.

“Não podemos votar a reforma tributária antes de eleição, já que pode haver grande renovação do Congresso, o que inviabiliza os acordos firmados aqui”, declarou o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Postagens relacionadas

Reforma Tributária propõe devolver valores pagos na conta de luz e água. Confira

Pé-de-Meia: secretário da Fazenda afirma que a política tem taxa de retorno elevada

Senado adia análise de vetos presidenciais para início de maio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais