A cada ano, a Câmara dos Deputados costuma escolher novos líderes partidários, diferentemente do Senado, onde as mudanças ocorrem a cada biênio. Porém, em 2024, nem todas as legendas deverão trocar suas lideranças.
No campo da esquerda e das siglas mais alinhadas ao governo Lula, o PT já havia definido antecipadamente o nome de Odair Cunha (MG) para substituir Zeca Dirceu (PR). Cunha, automaticamente, passa a liderar a Federação Brasil da Esperança, composta ainda por PCdoB e PV.
Leia mais! CÂMARA ANALISA TEXTO QUE ISENTA IMPOSTO DE IMÓVEL RURAL QUE ROUBADO OU INVADIDO
O PSB elegeu Gervásio Maia (PB) para o lugar de Felipe Carreras (PE). No PDT, entra Afonso Motta (RS), sai André Figueiredo (CE). Já o PSOL, que encabeça federação com a Rede Sustentabilidade, ainda não escolheu quem assume o posto de Guilherme Boulos (SP), que vai se dedicar à candidatura a prefeito da capital paulista.
Por questões internas e pela eleição da presidência da Câmara em 2025, os principais partidos de centro e de direita devem manter seus líderes. No PL, maior bancada de oposição, Altineu Cortes (RJ) permanece. Ele é nome de confiança do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.
Quatro líderes influentes de centro terão mais um ano à frente de suas bancadas, de olho na cadeira de presidente de Arthur Lira (PP-AL). Permanecer no posto no ano que antecede a eleição é muito importante para se manter em evidência e com prestígio entre os pares. Elmar Nascimento (BA), do União Brasil, até então é tido como o preferido de Lira para sucedê-lo. Isnaldo Bulhões (AL), do MDB, e Antônio Brito (BA), do PSD, buscam se viabilizar como candidatos.
Leia mais! CÂMARA DEBATE AUMENTO DE CRÉDITO PARA FINANCIAR IMÓVEIS RURAIS
Principais bancadas na Câmara
O republicano Hugo Motta (PB) também deve prosseguir como líder. Assim como Dr. Luizinho (RJ), à frente do PP. Luizinho é de inteira confiança de Arthur Lira e do presidente do partido, Ciro Nogueira. E, fechando a lista das principais bancadas, o Podemos vai trocar Fábio Macedo (MA) por Romero Rodrigues (PB), enquanto o PSDB, que está federado com o Cidadania, manterá Adolfo Viana (BA).
Vale ressaltar que várias dessas legendas estão agrupadas em blocos partidários que também possuem um líder que pode ser substituído por decisão das bancadas integrantes. Da mesma forma, as lideranças da Maioria, Minoria e Oposição. Já o líder do Governo é de escolha pessoal do presidente da República.