Início » Câmara analisa texto que isenta imposto de imóvel rural que roubado ou invadido

Câmara analisa texto que isenta imposto de imóvel rural que roubado ou invadido

O ITR é cobrado anualmente por propriedade, domínio útil, bem como posse de imóvel rural com mais de 30 hectares fora da zona urbana

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

A Câmara dos Deputados analisa projeto que isenta o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) quando o imóvel já foi alvo de roubo ou de invasão. Portanto, se aprovado, o texto alterará a Lei do ITR .

O ITR é cobrado anualmente por propriedade, domínio útil, bem como posse de imóvel com mais de 30 hectares fora da zona urbana. De acordo com a atual legislação, os assentamentos da reforma agrária e as comunidades quilombolas poderão ser isentas da alíquota, caso cumpram determinados requisitos.

Leia mais! CÂMARA DEBATE AUMENTO DE CRÉDITO PARA FINANCIAR IMÓVEIS RURAIS

O deputado Marcos Pollon (PL-MS) é o autor da proposta. De acordo com o parlamentar, a segurança e a proteção no campo são desafios comuns.

imóvel rural

Foto: Freepik

– As frequentes ocorrências de roubos e invasões que geram ônus aos proprietários rurais – completou Marcos.

A alíquota depende da área, portanto a porcentagem varia entre 0,03% e 20% do valor da terra nua. Além disso, a União transfere metade da arrecadação aos municípios e ao Distrito Federal. Entretanto, se eles quiserem ficar com 100% da arrecadação do imóvel rural terão que solicitar, por meio da lei, pela fiscalização e cobrança.

Leia mais! PROJETO PROPÕE QUE DÍVIDAS COM O GOVERNO POSSAM SER PAGAS COM IMÓVEIS RURAIS

– O benefício fiscal incentivará o Estado a agir de forma mais eficaz na proteção do campo, bem como na prevenção de crimes. Além disso, aumentando o investimento em segurança pública, infraestrutura e políticas de desenvolvimento rural – defendeu Marco.

imóvel rural

Arte: divulgação/Câmara dos Deputados

Leia mais! BB ACEITARÁ CRÉDITO DE CARBONO EM LEILÃO DE IMÓVEIS RURAIS

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o PL. Vale ressaltar, que o texto tramita em caráter conclusivo.

 

Câmara dos DeputadosEconomiaimpostopolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais