Início » Adesão da base pós-reforma ministerial – Análise

Adesão da base pós-reforma ministerial – Análise

A+A-
Reset

Para aumentar sua base no Congresso Nacional, o presidente Lula (PT) convidou o PP e o Republicanos para integrar a equipe ministerial. O PP assumiu o comando do Ministério do Esporte com o deputado André Fufuca (MA) e o Republicanos indicou Silvio Costa Filho (PE) para a pasta de Portos e Aeroportos.

Reforma Ministerial

Tabela informativa- Foto: divulgação/Arko Advice.

Quando se olha o comportamento de PP e Republicanos, é possível verificar que o apoio das duas legendas registrou percentuais mais altos e expressivos a partir de julho. O apoio do Republicanos no mês chegou a 81,17%. O PP teve índice de 66,12%, alcançando 70,45% em agosto.

Reforma Ministerial

Gráfico- Foto: divulgação/ Arko Advice.

Vale ressaltar, ainda, que as votações expressivas em julho estão relacionadas com a aprovação da Reforma Tributária. Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a votação acontece com quórum elevado – para se aprovar uma PEC são necessários 308 votos. Em agosto, a Câmara também aprovou o novo marco fiscal. Tratava-se de Projeto de Lei Complementar, o que exige pelo menos 257 votos. A queda em setembro deve-se, ainda, à ausência de uma pauta robusta ou que exigisse um quórum elevado. De qualquer forma, vale ressaltar que o percentual das duas siglas ficou acima de 60%.

Leia mais! Carlos Vieira recebe sinal verde do planalto para assumir Caixa Econômica

Os dois partidos continuam esperando nomeações no governo federal, caso da Caixa Econômica Federal (CEF) e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Também tem havido reclamações de integrantes da base com relação à liberação de emendas. Ou seja, podem ocorrer algumas situações em que a base mande algum recado de insatisfação ao Planalto.

De qualquer forma, é visível o impacto positivo da inclusão dos dois partidos na equipe ministerial. O número de votos entregue aumentou, ainda que possa haver problemas pontuais.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais