Início » Projeto prioriza posse coletiva de terra destinada à reforma agrária

Projeto prioriza posse coletiva de terra destinada à reforma agrária

Atualmente, a Lei da Reforma Agrária impossibilita que pessoas jurídicas sejam proprietárias de assentamentos da reforma agrária

A+A-
Reset

Projeto de lei prioriza posse coletiva da terra destinada à reforma agrária em assentamentos ambientalmente diferenciados. Desse modo, esse tipo de assentamento tem obrigação de garantir a preservação ambiental e manter a ocupação coletiva da terra, como o de comunidades extrativistas.

reforma agrária

Foto: divulgação/ Incra-GO

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o proposta. Se for aprovada, segue direto para o Senado.

Leia mais! LULA MINIMIZA CRÍTICAS DE LIRA E AFIRMA: “NÃO TEM MAIS CARGOS”

De acordo com o deputado Airton Faleiro (PT-PA), manter a forma coletiva de acesso à terra oferece maior segurança às populações que a ocupam.

reforma agrária

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

– Ao retirar essa terra do mercado e mantê-la sob domínio público, se assegura a conservação ambiental e as condições para as atividades agroextrativistas de seus moradores – afirmou o deputado.

Reforma agrária

Atualmente, a Lei da Reforma Agrária impossibilita que pessoas jurídicas sejam proprietárias de assentamentos da reforma agrária. Além disso, a proposta prioriza esse tipo de destinação para os assentamentos ambientalmente diferentes.

Leia mais! PROJETO TORNA CRIME USO DE FOTOS E VÍDEOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Um novo decreto presidencial feito no ano passado sobre a seleção de famílias que serão beneficiárias da reforma agrária altera a legislação anterior (Decreto nº 9.311/2018). Contudo, agora pela nova regra, a pontuação para as mulheres chefes de família passa de cinco para dez pontos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais