Início » Trump confirma favoritismo no partido com vitória em Nova Hampshire

Trump confirma favoritismo no partido com vitória em Nova Hampshire

Donald Trump recebeu, nessa terça-feira (21), mais de 50% dos votos do eleitorado em Nova Hampshire para disputar as eleições nos EUA

A+A-
Reset

O ex-presidente Donald Trump confirmou o seu favoritismo para partiripar das eleições gerais com outra vitória nas prévias do partido Republicano, nessa terça-feira (21), em Nova Hampshire. Com 92% das urnas apuradas, o empresário somou 54,6% dos votos, enquanto sua adversária, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, conseguiu 43,2%.

Leia mais! ELEIÇÕES NOS EUA: COMO A DESISTÊNCIA DE DESANTIS FAVORECE TRUMP

Esta foi a segunda vitória de Trump na disputa interna da legenda para escolher o seu representante nas eleições gerais para a presidência americana, que ocorrem no dia 5 de novembro. 

Após a confirmação de que Trump ficaria acima do patamar de 50% dos votos, os candidatos subiram em um palanque para discursar. Apesar de derrotada em Nova Hampshire, Nikki Haley se comprometeu a dar sequência a sua campanha. 

“A maioria dos americanos não quer uma revanche entre Biden e Trump”, afirmou Nikki Haley no palanque. “Nova Hampshire é o primeiro estado da nação. Não é o último da nação. Essa corrida está longe do fim. Há dezenas de estados a percorrer. E o próximo é o meu querido estado da Carolina do Sul”, comentou a ex-governadora.

Discurso de Nikki Haley em Nova Hampshire

Discurso de Nikki Haley em Nova Hampshire. Foto: Reprodução Youtube / Nikki Haley

O ex-presidente, por sua vez, atacou o discurso de Haley. 

“Ela está fazendo um discurso como se tivesse vencido, mas ela perdeu. Eu posso subir aqui e dizer para todos ‘obrigado pela vitória, foi maravilhoso’. Ou eu posso subir e dizer ‘quem diabos era a impostora que subiu no palco antes e reivindicou uma vitória quando, na verdade, saiu-se muito mal?’”, comentou Trump. 

Caucus em Iowa

No dia 15 de janeiro, Trump já havia saído vencedor do caucus em Iowa, com 51% dos votos. O segundo colocado havia sido o ex-governador da Flórida, Ron DeSantis, que desistiu de sua campanha após os resultados. Na ocasião, Nikki Haley conquistou 19,1%. 

As primárias diferem do caucus no modelo de votação. Enquanto as primárias se assemelham às eleições gerais, com voto secreto em urna, o caucus possui uma estrutura mais flexível, aberto ao debate. 

Biden alerta para Trump

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, também saiu vencedor nas primárias democratas de New Hampshire. Diferentemente de seus adversários, seu nome não constou nas cédulas de votação e os eleitores precisaram escrever seu nome para indicar o voto nele. Ainda assim, Biden assegurou 53,2% dos votos.

Leia mais!  PARTIDO DEMOCRATA REALIZA PRIMÁRIAS PARA ELEIÇÕES NOS EUA SEM BIDEN NESTA TERÇA

Em comunicado, Biden alertou para a consolidação de Trump como candidato do Republicano e pediu que todos se unam para evitar a volta do ex-presidente à Casa Branca. 

“Agora está claro que Donald Trump será o candidato republicano. E a minha mensagem ao país é que o que está em jogo não poderia ser maior. Nossa democracia. As nossas liberdades pessoais, desde o direito de escolha ao direito de voto. A nossa economia, que registou a recuperação mais forte do mundo desde a Covid. Todos estão em jogo”, disse Joe Biden em comunicado.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais