Três ministros indicados pelo presidente Lula (PT) tomaram posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os nomes indicados foram o de Afrânio Vilela, Daniela Teixeira e Teodoro Silva. Com isso, o Tribunal passa a ter 33 ministros, a partir de agora. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira (22).
As novas indicações devem preencher a vaga dos ministros Felix Fischer, que se aposentou em agosto de 2022, após mais de 25 anos de atuação. Jorge Mussi, que também se aposentou, em janeiro de 2023. E a do ministro Paulo de Tarso, que morreu no início deste ano.
Leia mais! Modelo de governança mundial perpetua a desigualdade no mundo, critica Lula
A indicação dos três magistrados havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, desde outubro, quando os ministros foram submetidos a sabatinas. Entretanto, os juristas só foram empossados ontem.
Leia mais! Estamos perdendo a Amazônia pelo crime organizado, diz Barroso
A cerimônia de posse ocorreu no fim da tarde de ontem, na sede do STJ. Autoridades como o vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), marcaram presença.