Política

Vorcaro e Paulo Gonet aparecem juntos em foto com uísque e charuto

A PGR confirmou a autenticidade da foto

Paulo Gonet e Vorcaro
A foto foi encontrada pela PF (Foto: reprodução)

Paulo Gonet, procurador-geral da República, apareceu em uma foto ao lado de Daniel Vorcaro. A imagem foi extraída pela Polícia Federal do próprio celular do dono do Banco Master.

O registro, divulgado pelo OGlobo, foi enviado por Ciro Soares, advogado e ex-defensor do Master, e mostra eles em Londres, na Inglaterra, em uma degustação de charutos e uísque, durante um evento custeado pela instituição financeira.

Nas mensagens, também veiculadas pelo portal e datadas em 19 de junho de 2025, Ciro diz: "O Pedrinho filho do PG [Paulo Gonet] pode ir com a gente, né?", ao que Vorcaro responde: "Óbvio". 

Na sequência, é possível ver o encaminhamento da foto por Ciro, que complementa: "PG me mandou agora". 

O que diz a defesa

Tanto para o portal OGlobo quanto para a Folha de São Paulo, a Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou a autenticidade da foto, porém disse que não comentaria o caso. 

As mensagens foram acessadas após decisão do ministro André Mendonça, relator da Operação Compliance Zero. No julgamento, Mendonça chegou a declarar: "Aqui não estou fazendo juízo de valor em relação ao procurador-geral, até porque as informações que vieram, são informações, na minha avaliação, de outra densidade".

Na mesma oportunidade, o procurador-geral da República garantiu que encontrou Vorcaro apenas uma vez, em abril de 2024, classificando a ocasião como "banal".

Ainda nas mensagens compartilhadas pelo OGlobo, é possível ver uma troca em que Gonet diz "estar com saudade" de Vorcaro, ao que o ex-banqueiro responde para Soares (que repassou a mensagem): "Agradece muito o carinho. Saudades dele, vamos marcar de estar juntos".

Gonet e Vorcaro

Essa não é a primeira vez em que suspeitam de uma ligação entre o procurador e o ex-banqueiro. Como reportado pelo O Brasilianista no início deste mês, o aparelho de Vorcaro já citava Gonet e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Em uma das notas enviadas em outubro de 2025, o empresário anotou que precisava reforçar a interlocução junto a "Andrei e Paulo" para conter os desdobramentos de apurações que afetavam a situação do Banco Master perante o Banco Central.

Na altura, já se suspeitava que essa proximidade se estendia também ao filho de Gonet, Pedro, incluindo custeio de viagens internacionais pelo Banco Master aos Gonet Branco.

Daniel Vorcaro está preso preventivamente desde o dia 4 de março de 2026 no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Na última sexta-feira (18), a defesa do ex-banqueiro solicitou a revogação da prisão preventiva dele, justificando a expiração do prazo de 90 dias para reavaliação, assim como a tentativa do cliente em colaborar com as investigações. 

O relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça, deve analisar os pedidos.

O Brasilianista permanece aberto à manifestação de todas as pessoas e instituições citadas nesta reportagem. Os canais de comunicação do portal estão à disposição para esclarecimentos, posicionamentos, contestações ou informações adicionais.

Acompanhe também O Brasilianista pelas redes sociais