O deputado federal Hélio Lopes (PL) aparece entre os principais nomes na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal por Roraima nas eleições de 2026.
Um levantamento do do Instituto Veritá aponta o candidato do Partido Liberal na terceira posição nas intenções de voto, somando 9,4%. O segundo lugar fica com Teresa Surita (MDB), com 37,3%.
O primeiro colocado, Antonio Denarium (PP), está inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que alega abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022.
No Instagram, com início da campanha eleitoral, Hélio vem destacando o apoio de membros do clã Bolsonaro. Em um vídeo junto de Eduardo, ele escreveu: "Eduardo Bolsonaro, meu irmão, muito obrigado pelo apoio e pela confiança. Recebo essa missão com humildade, coragem e senso de responsabilidade".
Início da carreira
Natural de Queimados, no Rio de Janeiro, Hélio Fernando Barbosa Lopes nasceu em 28 de março de 1969 e fez a sua carreira dentro e fora da política no estado até as eleições de 2026.
Ele trabalhou como servente de obra, jardineiro e office-boy, até entrar para a vida militar em 1992. No Exército Brasileiro, ele conheceu e fez amizade com Jair Bolsonaro.
A vida política
Em 2004, Hélio participou pela primeira vez das eleições, concorrendo ao cargo de vereador pelo Partido Republicado Progressista (PRP), mas não foi eleito.
Em 2014, pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), ele tentou como deputado federal, ainda pelo RJ, mas novamente não foi bem sucedido.
Atuação na Câmara dos Deputados
Foram nas eleições de 2018, com o apoio de Jair Bolsonaro, que Hélio foi eleito deputado federal, representando o Partido Social Liberal (PSL), somando 345.234 votos (4,47%).
Em 2022, filiado ao Partido Liberal (PL), ele consegiu a reeleição como deputado federal pelo estado, recebendo 132.986 votos (1,53%).
Durante os mandatos, ele atuou como membro titular da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR); Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN); e Comissão de Legislação Participativa (CLP).
Em julho deste ano, o político transferiu o título para Roraima e anunciou a candidatura ao Senado Federal. O candidato segue o lema "Deus, Pátria, Família e Liberdade" e defende pautas conservadoras, assim como se mantém como um dos aliados mais próximos do ex-presidente, Jair.
Posicionamentos e polêmicas
Em 2023, ele foi condenado a pagar R$ 50.000 para os irmãos Luccas e Felipe Netto, por danos morais, após associar o trabalho deles à prática de pedofilia. Além disso, também foi determinada uma retratação pública. Mesmo recorrendo, a Justiça não reverteu a decisão.
O Brasilianista também está no Instagram

