O ministro Luís Roberto Barroso anunciou naquinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi feito ao fim da sessão plenária, em um discurso emocionado.
Barroso disse, com voz embargada, que o momento marca o encerramento de um ciclo e o início de outro.
“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, que nem sei se estão definidos. Não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais a vida que me resta — com mais literatura e poesia”, afirmou o ministro, que presidiu o STF até a semana passada.
O que acontece agora?
Com a aposentadoria, abre-se uma nova vaga no Supremo Tribunal Federal, que deverá ser preenchida por indicação do presidente Lula.
O nome escolhido precisa passar por sabatina e aprovação no Senado Federal antes de assumir o cargo.
Além disso, para ocupar uma vaga no STF, é preciso ser brasileiro nato, ter mais de 35 e menos de 70 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada, como prevê o artigo 101 da Constituição.

