O Senado Federal aprovou a criação de um novo piso salarial profissional. Dessa vez a categoria beneficiada é a dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O texto aprovado pelos senadores prevê um piso salarial de R$ 4.800 para uma jornada de 30 horas semanais.
A matéria foi aprovada em decisão terminativa (dispensa votação pelo Plenário) pela Comissão de Assuntos Econômicos sob relatoria do senador Romário (PL-RJ). Segundo ele, no Brasil há cerca de 350 mil profissionais habilitados que serão alcançados por essa medida.
Embora o texto tenha sido aprovado por unanimidade, o senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR) demonstrou preocupação com o impacto financeiro da proposta. Ele alertou que a medida onera os cofres públicos do governos federal, estaduais e municipais em cerca de R$ 2 bilhões e não aponta fonte de receita para custear esses gastos.
Recentemente, os parlamentares aprovaram o piso dos profissionais de enfermagem sem previsão de fonte de pagamento e a medida não pôde entrar em vigor imediatamente dado o tamanho do custo para os governos.
A discussão irá prosseguir na Câmara dos Deputados. Caso não seja apresentado pedido para que o projeto seja submetido ao Plenário do Senado, o texto seguirá direto para exame dos deputados.