Início » Propostas para o setor de infraestrutura serão levadas a candidatos à Presidência

Propostas para o setor de infraestrutura serão levadas a candidatos à Presidência

A+A-
Reset

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) apresenta nesta segunda-feira (29), em evento em São Paulo, as propostas que encaminhará aos candidatos à Presidência da República, como a defesa de uma política de reindustrialização articulada com fortes investimentos em infraestrutura.

De acordo com o presidente executivo da associação, Venilton Tadini, o país precisa parar “de dar um tiro para cada lado” e, diante do novo quadro internacional, adotar uma estratégia de inserção nas cadeias econômicas globais. Ele defendeu a retomada do gasto público com investimento, inclusive pagando obras com dinheiro hoje destinado a subsídios.

O documento a ser entregue aos candidatos foi avaliado nos últimos cinco meses por 22 comitês da associação, o que envolveu a atuação de mais de 600 especialistas de diversos setores. Segundo Tadini, três áreas estão no centro das transformações no mundo, após a pandemia de covid-19 e a guerra Rússia/Ucrânia: a aceleração da transição energética, a reindustrialização dos países e a preocupação com a segurança alimentar.

O Brasil, na avaliação de Tadini, está preparado para ter lugar de destaque em todos os três temas, especialmente na transição energética e na garantia da segurança alimentar. Mas será preciso que o Estado aponte para onde o país vai crescer, com planejamento de longo prazo e estratégias para cada um dos setores envolvidos.

Para o dirigente da Abdib, será necessário fazer correções imediatas enquanto o país ainda elabora sua estratégia articulada de reindustrialização e de investimentos em infraestrutura. Uma das correções refere-se, segundo ele, à retomada dos investimentos públicos em infraestrutura com recursos orçamentários. “Talvez hoje nós sejamos o país que menos invista em infraestrutura no mundo”, disse.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais