Início » Na próxima semana, cinco capitais do Norte concluem instalação do 5G no país

Na próxima semana, cinco capitais do Norte concluem instalação do 5G no país

A+A-
Reset

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na rede 5G (Gaispi) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem reunião agendada para o dia 4 de outubro, terça-feira da próxima semana, e poderá autorizar o início de operação do 5G puro nas últimas cinco capitais de estado que ainda não contam com a nova tecnologia.

Manaus/AM, Belém/PA, Rio Branco/AC, Porto Velho/RO e Macapá/AP estarão aptas a iniciar as operações da tecnologia do 5G puro (standalone) a partir do dia 6, quinta-feira, segundo o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz, presidente do Gaisp.

Caso a programação se confirme, todas as capitais de estados contarão com a rede 5G passados onze meses do leilão, o maior já realizado e que movimentou R$ 46,7 bilhões.

Pelas regras do edital do certame, o prazo para que todas as capitais estivessem com a rede implantada acabava originalmente em julho. No entanto, essa data foi sendo postergada em função de problemas logísticos de suprimento de componentes. Contribuíram para o atraso lockdown na China e a eclosão da guerra Ucrânia e Rússia.

Segundo o conselheiro da Anatel, “as empresas de telefonia estão indo além do exigido em edital e instalando até quatro vezes mais antenas. Isso ocorre por conta da competição entre elas”.

Os testes nessas últimas cinco capitais já começaram, “o que vai permitir liberar o 5G na próxima semana”, disse Moisés Queiroz.
Manaus e Belém foram vistas com preocupação por conta da interferência com as antenas de TV. A previsão inicial era que essas duas capitais teriam a rede 5G apenas no fim do ano.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais