Início » Lula promete reajustar por decreto o valor do salário mínimo acima da inflação

Lula promete reajustar por decreto o valor do salário mínimo acima da inflação

A+A-
Reset

Durante encontro ontem (domingo) com trabalhadoras domésticas em São Bernardo do Campo, o candidato do PT ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula prometeu que, caso seja eleito, vai reajustar anualmente o salário mínimo por percentuais acima da inflação do período. O salário terá ganho real.

Lula disse que os reajustes serão feitos via decreto presidencial e que terá “que fazer um esforço muito grande”, porque é preciso “começar a fazer o que precisa ser feito”,

Atualmente o valor do salário mínimo é incluído na proposta do Orçamento da União, e passa a vigorar a partir de janeiro de cada ano.

Na semana passada, o Executivo enviou ao Congresso a proposta do Orçamento da União para 2023 e o valor do salário mínimo foi estabelecido em R$ 1.302. O reajuste será de 7,41% em relação valor em vigor neste ano (R$ 1.202) que apenas repõe a inflação prevista.

Lula não citou explicitamente reajuste acima da inflação. A política de valorização do salário mínimo, no entanto, está no plano de governo da candidatura e chegou a ser adotada nos dois mandatos de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), indica que o salário mínimo serve de referência para 56,7 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A definição do valor do salário mínimo tem impacto no déficit da Previdência Social.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais