Governadores recorrem ao STF contra regras sobre ICMS dos combustíveis

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Governadores de onze estados apresentaram, nesta quarta-feira (22), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda os efeitos da Lei Complementar 192, que estabeleceu regras para o ICMS sobre os combustíveis.

Eles solicitam que seja considerada inconstitucional a uniformidade do ICMS sobre combustíveis em todo país e a obrigatoriedade do cálculo sobre unidade de medida (ad rem). Eles também pedem que o Supremo derrube a limitação para que o ICMS só seja reajustado a cada 6 meses. E ainda demandam para que não seja aplicada a regra de transição que prevê aplicação da média móvel dos preços médios para cálculo do ICMS praticados nos últimos 5 anos. 

“Há clara ofensa aqui ao pacto federativo e à autonomia dos Estados e do DF, em violação ao artigo 18 da Carta da República, que se trata de cláusula pétrea constitucional”, diz o documento.

A ADI é assinada pelos governadores dos seguintes estados: Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso Do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.

 

Postagens relacionadas

Presidente do Uruguai sugere zona de livre comércio na América Latina

Falta de acordo trava PEC da transição no Congresso e medida provisória pode ser usada

Bolsonaro retorna ao Palácio do Planalto, após 19 dias de reclusão no Alvorada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais