Ciro Nogueira aceita convite para ser ministro da Casa Civil

Senador Ciro Nogueira (PP-PI). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Convidado pelo presidente Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) será o próximo ministro da Casa Civil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) após reunião no Palácio do Planalto. Ele deve tomar posse na quarta-feira (28).

Ciro Nogueira é a mais importante liderança do chamado Centrão, e era aliado próximo dos ex-presidentes Lula e Dilma. Ele será o primeiro senador a ocupar um ministério no governo Bolsonaro, que tem dado preferência para nomear aliados provenientes da Câmara dos Deputados.

A mudança tem o objetivo de melhorar a relação do governo com o Senado Federal, que será responsável por aprovar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal e de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, há o surgimento de novas denuncias sobre o governo na CPI da Pandemia.

Como ficam os ministérios

A definição dá início para à reforma ministerial preparada por Bolsonaro. Ciro Nogueira substitui o general Luiz Eduardo Ramos, que será realocado na Secretaria Geral da Presidência. Já Onyx Lorenzoni se torna ministro de uma nova pasta: o Ministério do Emprego e Previdência.

Pasta Ministro anterior Novo ministro
Casa Civil Luiz Eduardo Ramos Ciro Nogueira
Secretaria Geral da Presidência Onyx Lorenzoni Luiz Eduardo Ramos
Ministério do Emprego e Previdência Onyx Lorenzoni

Postagens relacionadas

Presidente do Uruguai sugere zona de livre comércio na América Latina

Falta de acordo trava PEC da transição no Congresso e medida provisória pode ser usada

Bolsonaro retorna ao Palácio do Planalto, após 19 dias de reclusão no Alvorada

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais