Voto governista volta a cair


Desde julho, o governo vinha recuperando seu apoio na Câmara dos Deputados. Entre julho e setembro, a média de apoio foi superior a 50% e apresentava tendência de alta. Em outubro, no entanto, esse movimento foi interrompido e o índice ficou abaixo desse patamar, fechando o mês em 49,70%. É o que mostra levantamento da Arko Advice após a análise de 13 votações ocorridas no mês passado.

É o primeiro levantamento realizado depois da reforma ministerial de outubro. Interessante observar que o índice de apoio do PMDB, partido mais beneficiado com a reforma ministerial, caiu na comparação de outubro com setembro, passando de 63,95% para 61,28%.

A queda está relacionada ao número de matérias polêmicas submetidas à votação, como repatriação, urgência para o projeto que revoga o regime de partilha nos leilões do pré-sal e medidas provisórias do ajuste fiscal.

É mais uma demonstração clara de que a reforma ministerial não contribuiu para melhorar o nível de coesão da base em matérias de interesse do governo.

De qualquer forma, o percentual é bem maior do que a média de apoio verificada nos meses de março (38,34%) e abril (40,11%). Também é superior à média que a presidente obteve no primeiro mandato (45,24%).

Apesar da queda, o governo está conseguindo avançar – ainda que de forma lenta e com dificuldade – a agenda do ajuste fiscal.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais