Votação da dívida dos Estados traz riscos para o governo


A Câmara pode votar hoje o projeto de lei que trata da dívida dos Estados com a União. O texto ainda está sendo negociado entre os líderes partidários, governadores e Poder Executivo.

Será preciso superar alguns problemas. Os governadores do Nordeste estão insatisfeitos com o fato de a proposta não trazer compensações para eles. Os deputados não concordam com a proibição do reajuste salarial para os servidores pelo prazo de dois anos. Em ano eleitoral, o custo político de apoiar a medida é alto. O líder do PSD, Rogério Rosso, apresentou destaque para tentar suprimir esse ponto do texto. Eles defendem a possibilidade de conceder aumento pelo menos até o limite do IPCA.

Portanto, há temas sem acordo, com risco de derrota para o governo durante a análise de destaques e emendas.

A combinação de duas votações importantes para o governo – a dívida dos Estados e a pronúncia do impeachment no Senado – é inconveniente para o Planalto. Não se pode descartar o risco de alguns senadores enviarem mensagens ao Palácio que fragilizem a expressão do placar, embora isso não signifique necessariamente votos contra o impeachment. O esforço dos aliados de Michel Temer é garantir o apoio de mais de 54 votos.

Por isso, alguns deputados defendem o adiamento da votação do projeto sobre a dívida dos Estados para depois da definição do impeachment, de forma que os estados com melhor situação fiscal possam ser atendidos e se permita reajustes salariais dentro da inflação.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais